Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
O QUE FAZER
Sexta, 12/11/2021

CENTRO DE CONVIVÊNCIA “JORNALISTA BENEDICTO DA SILVA ELOY”

CENTRO DE CONVIVÊNCIA “JORNALISTA BENEDICTO DA SILVA ELOY”

 

     

Endereço: Praça Henrique Tocalino, 256 - Centro

Telefone: (14) 3302 3344

Horário de Funcionamento: Horário comercial, 09h00 às 17h00

Atividade: Recupera, valoriza e difunde a história de Ourinhos – tombado CONDEPHAAT

Acessibilidade: Possui rampa de acesso

Distancia do centro

Tipo de acesso

Tipo de via

Condições de via

Sinalização

0 km

Terrestre

Urbana

Boa

Existente

 

CARACTERIZAÇÃO:

          Construídos entre os anos de 1924 e 1925, os imóveis que formam o Centro de Convivência “Jornalista Benedicto da Silva Eloy” eram utilizados como moradia por funcionários da estrada de ferro. Por sua importância histórica e arquitetônica, os imóveis foram cedidos à Prefeitura Municipal de Ourinhos e são administrados pela Secretaria Municipal de Cultura.
    O Centro de Convivência faz parte do Conjunto Ferroviário de Ourinhos tombado pelo órgão estadual CONDEPHAAT, sendo um espaço vinculado ao Museu Municipal e ao Museu Histórico Ferroviário, criado para abrigar acervos relacionados à memória ourinhense e disponibilizá-los aos pesquisadores e a todas as pessoas interessadas em conhecer um pouco mais a história da cidade, por meio de um acervo formado por livros, coleções de fotos e de antigas publicações, mapas e arquivos audiovisuais.
    O espaço conta ainda com a exposição da Locomotiva Minissaia (1968), movimentada em maio de 2022 pela empresa Zanuto e restaurada em outubro de 2022. A locomotiva fica ao lado do Museu Histórico Pedagógico e em frente ao Centro de Convivência, tendo atraído a atenção de moradores e visitantes. 
    O Centro de Convivência foi amplamente revitalizado em 2021 com nova pintura das casas históricas, jardinagem e inserção de equipamentos antigos para exposição. O local possui entrada franca, limpeza, informação ao visitante, acervo histórico e instalações sanitárias. Confira o atual funcionamento das casas históricas:
    Ponto de Informação Turística (PIT): A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo em parceria com o COMTUR e a Associação de Ferreomodelismo Barão de Mauá, criou o segundo PIT em Ourinhos, na casa histórica onde funciona o Setor de Turismo. O local possui uma maquete ferroviária e trens em miniatura, que atraem muitos visitantes, além de possuir funcionários capacitados que informam moradores e visitantes sobre a história e os atrativos de Ourinhos, inclusive por meio do aplicativo “Turismo em Ourinhos”. O local funciona de segunda à sexta, das 08h às 17h e aos sábados, das 08h às 12h.
    Casa do Artesão: Os artesãos trabalham com materiais diversos como linha, madeira, tecido, entre outros, para produzir o artesanato. A produção pode ser confeccionada no próprio local para ser comercializada. O horário de funcionamento: De segunda à sexta, das 09h00 às 17h30. Sábado: das 09h00 às 12h30.
    Casinha da Memória: A Casinha da Memória tem grande importância no meio cultural da cidade. O local é responsável por todo o acervo histórico do município, contando com jornais antigos e fotografias. Portanto, a comunidade tem acesso a esses documentos, para a realização de pesquisas escolares e de outras finalidades. Horário de funcionamento: De segunda à sexta, das 08h00 a 12h00 e de 14h00 às 18h00.
    Feito a Mão: É um local que reúne vários artesãos locais e serve para que os mesmos possam produzir e vender as suas peças ao grande público. Horário de funcionamento: De segunda à sexta, das 08h00 às 18h00.
    CAR Clube: O espaço é utilizado pelos apaixonados por carros antigos, que realizam constantes exposições de carros de colecionadores, com diversidade de modelos e estilos, que vão dos originais até os customizados, na fachada da nova sede. 
    Galpão Colaborativo: São artesãos que oferecem produtos diferenciados, expondo seus trabalhos com muita arte, moda, decoração, botânica, gastronomia e bem-estar, além de cursos e exposições, dando maior visibilidade aos trabalhos manuais de Ourinhos e Região.